Quase 4.000 participam de curso massivo em espanhol sobre jornalismo de dados

 

BUSCAR

Knight Center

Knight Center

NOTICIAS DO CENTRO KNIGHT

Quase 4.000 participam de curso massivo em espanhol sobre jornalismo de dados

“Introdução ao Jornalismo de Dados”, o segundo Curso Online Massivo e Aberto (MOOC, na sigla em inglês) em espanhol do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, chegou ao fim na semana passada após uma semana de prorrogamento. O curso, que atraiu quase 4.000 estudantes de mais de 60 países, teve alta taxa de participação em todas as suas plataformas e gerou tanto interesse que os estudantes solicitaram uma extensão de tempo para continuar explorando os temas e as ferramentas do curso.

O curso, instruído pela reconhecida jornalista argentina e especialista em jornalismo de dados Sandra Crucianelli, começou em 13 de maio e terminou em 21 de junho. A turma inicialmente estava programada para terminar em 16 de junho.

Centenas de estudantes continuaram a se inscrever depois do começo do curso, que começou com 3.096 estudantes de 51 países e terminou com 3.949 de 62 países.

A Espanha foi o país com mais participantes (504), seguida pelo México, com 496, pelo Brasil (278), Argentina (265), Colômbia (215), Venezuela (200), Peru (157) e Chile (106). Os estudantes participantes também são de países como Bolívia, Cuba, Equador, Guatemala, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Eslovênia, Itália, Portugal, Reino Unido, Polônia, Moçambique, Israel, Japão e Filipinas.

O curso foi marcado pelo alto grau de participação dos estudantes tanto na página no Facebook do curso, onde os participantes compartilham ativamente seus projetos e exemplos de jornalismo de dados, como nos fóruns de discussão, onde alunos de diversas áreas conversaram longamente sobre diversos assuntos.

María José Santos

A participante María José Santos, que trabalha para uma consultoria de tecnologia da informação e comunicação na Espanha, disse que o curso lhe mostrou as oportunidades oferecidas por essa área do jornalismo para aumentar a transparência nas instituições de seu país e que “o jornalismo de dados não é o futuro, mas sim o presente desta profissão”.

“O tema, por si, já foi apaixonante, e o acompanhamento de Sandra e de seus ajudantes foi constante, o qeu tornou o curso dinâmico e muito participativo”, disse Santos.

Paula Freitas

Paula Freitas, jornalista que atualmente trabalha no Sistema Nacional de Saúde no Reino Unido, empregou técnias de web scraping (ou extração de dados online) que aprendeu durante o curso para um exercício que visualizou a localização de seus 150 companheiros de classe.

“Com a internet e o consequente aumento no volume dos dados, está claro que o jornalista tem que conhecer e aproveitar não apenas a tecnologia, mas também as oportunidades que surgem com o volume de informação”, disse Freitas. “O curso de jornalismo de dados mostrou exatamente onde devemos prestar atenção, que técnicas usar e como motivar os leitores a participar da revelação dos dados”.

Gubidcha Matus

Por sua parte, a participante e redatora do jornal El Tiempo, da Colômbia, Tatiana C. Velásquez, preparou e compartilhou na página do Facebook do curso uma compilação de ferramentas sobre matemática para jornalistas. Outros participantes, como o jornalista e colaborador do site elrespetablechiapas.com Gubidcha Matus, disseram ter planos de aplicar seus novos conhecimentos em seus respectivos veículos.

 

Um exercício de web scraping produzido pela participante Paula Freitas. O mapa mostra a localização de 250 dos participantes do curso.

“Introdução ao Jornalismo de Dados” tratou dos conceitos básicos do jornalismod e dados, uma revisão do atual estado da prática por todo o mundo, novas ferramentas difitais para a busca e “escavação” dos dados, uma apresentação de matemática e estatística para jornalistas, técnicas de manejo visual de informação e boas práticas no desenvolvimento de aplicativos de notícias (news apps).

Sandra Crucianelli

A instrutora do curso foi Sandra Crucianelli, jornalista especialista em jornalismo investigativo e de precisão, com ênfase em fontes digitais e jornalismo de dados. Desde 2004, ministrou vários cursos do programa de Ensino a Distância do Centro Knight. Também é membro do conselho assessor do Centro de Jornalismo Digital da Universidade de Guadalajara, no México, docente do Media Center da Universidade Internacional de La Florida (FIU) e fudnadora do Solo Local.Info, um projeto de jornalismo digital hiperlocal. É autora do livro “Herramientas Digitales para Periodistas“, publicado pelo Centro Knight. Além disso, é uma Knight International Journalism Fellow que, nos últimos anos, se dedicou a investigar o uso de dados abertos aplicados ao jornalismo.

“Introdução ao Jornalismo de Dados” é o segundo MOOC em espanhol oferecido pelo Centro Knight e o mais recente em seu bem-sucedido novo programa de cursos massivos de jornalismo.

O primeiro MOOC em espanhol do Centro Knight, “Como melhorar sua cobertura de eleições“, com a jornalista investigativa colombiana María Teresa Ronderos, terminou com sucesso. O curso teve 1.772 participantes.

O primeiro MOOC do Centro Knight foi “Introdução à Infografia e Visualização de Dados”, realizado ano passado com o instrutor Alberto Cairo. Esse primeiro MOOC contou com mias de 2.000 estudantes, e foi tão bem recebido que o Centro Knight ofereceu este ano uma segunda edição, idêntica à primeira. Começou em 12 de janeiro, com 5.000 estudantes de 133 países, e terminou em 23 de fevereiro.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado pelo professor Rosental Alves na Escola de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin em agosto de 2002, graças a generosas doações da Fundação John S. e James L. Knight. O Centro Knight também recebe contribuições de outros doadores, incluindo as Fundações Open Society e a Universidade do Texas em Austin. O principal objetivo do Centro Knight é ajudar jornalistas da América Latina e do Caribe a elevar a qualidade do jornalismo em seus países.

 

"Bookmark

Assine o boletim semanal

Receba nosso boletim semanal sobre jornalismo nas Américas.

Escolha seu idioma:

English
Español
Português

Por favor, digite seu e-mail:

Quase 4.000 participam de curso massivo em espanhol sobre jornalismo de dados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s